Seja grato e seja mais feliz!

Marina Sorrentino Ala Kobrasol | Estaca São José – SC 

“Se a única oração que você diz em sua vida é ‘muito obrigado’, isto seria suficiente.”      MeistIMG-20141225-WA0004er Eckhart

Embora a felicidade às vezes seja percebida como um estado que pode ser alcançado através da realização de algum objetivo ou de se adquirir algum bem material, pesquisas realizadas dentro da Psicologia Positiva sugerem que a felicidade está muito mais relacionada com a sensação de ser grato pelo que já temos. Isso mesmo, a gratidão está diretamente relacionada à sua felicidade.

Atualmente, a gratidão tem sido descrita como uma emoção, um estado de espírito, uma virtude, um hábito, um motivo, um traço de personalidade, uma resposta de enfrentamento, e até mesmo um modo de vida.

Gratidão significa contar suas bênçãos, notar prazeres simples, e reconhecer tudo o que você recebe. Significa aprender a viver sua vida como se tudo fosse um milagre, e estar ciente de forma contínua. Gratidão muda seu foco do que a sua vida não tem, para a abundância do que já está presente. Além disso, a pesquisa comportamental e psicológica mostrou as melhorias de vida surpreendentes que podem resultar da prática da gratidão. Dar graças, torna as pessoas mais felizes e mais resistentes, fortalece os relacionamentos, melhora a saúde e reduz o estresse.

Quer praticar a gratidão e ser mais feliz? Então vamos lá, existe um método chamado “Diário da Gratidão”, é um exercício simples que consiste basicamente de escrever todos os dias uma lista de três a dez coisas pelas quais você é grato; você pode fazer isso em um caderninho. Outro exercício que você pode praticar é escrever uma carta de agradecimento a uma pessoa que tem exercido uma influência positiva em sua vida, minha sugestão é que você escreva a carta e marque um encontro com essa pessoa e leia a carta para ele face a face, tenho certeza de que esta experiência será enriquecedora e única.

Depois de exercitar mais a gratidão, e procurar coisas para ser mais grato, você vai perceber e apreciar os prazeres simples da vida, e as coisas que você já tem. Gratidão não deve ser apenas uma reação a conseguir o que quer, mas uma gratidão continua do tipo que você nota as pequenas coisas e onde você olha constantemente para o bem, mesmo em situações desagradáveis. Comece hoje mesmo a reconhecer suas experiências, em vez de esperar uma experiência positiva, a fim de se sentir grato. Desta forma, você se sentirá mais feliz na sua existência.

A irmã Marina Sorrentino é psicóloga clínica, especialista em Hipnoterapia Cognitiva e Prática da Meditação. É membro da Ala Kobrasol na Estaca São José – SC. Formada com ajuda parcial do Fundo Perpétuo de Educação ela disse o seguinte sobre esta bênção:

“Quando me casei, ainda não tinha me formado, minha família parou de me ajudar com o pagamento da faculdade e no primeiro semestre eu e meu marido vendemos o nosso carro, no próximo vendemos o apartamento, tudo isso para conseguirmos pagar a nossa faculdade, então o dinheiro acabou e ainda faltava 2 semestres, foi então que nosso bispo nos ajudou a conseguir o apoio do Fundo Perpétuo de Educação.

Sou psicóloga há 10 anos, passei por 2 grandes empresas de recursos humanos, e hoje me dedico a Psicologia Clínica, sou colunista do jornal local da minha cidade e palestrante em temas motivacionais, para casais e jovens preparando-se para o futuro.

Sou feliz por ter conseguido esta ajuda para me formar, sei que sem a ajuda do Fundo Perpétuo meu sonho de formatura teria sido prorrogado por mais alguns semestres ou talvez não teria sido realizado.  Sei que todos que precisam de ajuda para realização de um sonho profissional, podem contar com o maravilhoso e inspirado programa do Fundo Perpétuo, eu sou a prova de que esse sonho é possível.

Sei que o Pai Celestial tem abençoado a mim e a minha família. Sou Grata por isso.”

Post a comment

Faça seu cadastro