Projetos na Saúde

Iniciativa nacional amplia o combate ao câncer infantil no Ceará

O Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza (CE), realizou uma cerimônia que marcou mais um avanço no fortalecimento do combate ao câncer infantil na rede pública de saúde. O evento reuniu a secretária de Saúde do Estado do Ceará, representantes da direção e do corpo técnico do hospital, membros da Associação Peter Pan e parceiros institucionais.

Compartilhar

Na terça-feira, 20 de janeiro, o Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza (CE), realizou uma cerimônia que marcou mais um avanço no fortalecimento do combate ao câncer infantil na rede pública de saúde. O evento reuniu a secretária de Saúde do Estado do Ceará, representantes da direção e do corpo técnico do hospital, membros da Associação Peter Pan e parceiros institucionais.

A cerimônia contou com a presença do Dr. Brunetto, oncologista pediátrico e superintendente do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul e líder da Iniciativa Nacional de Oncologia Pediátrica, desenvolvida em parceria com o ICI. O instituto atua na análise técnica e estratégica de hospitais públicos com alto potencial de impacto, enquanto A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias viabiliza o financiamento dos projetos, com o objetivo de transformar grandes hospitais públicos em referências no tratamento do câncer infantil.

O Hospital Infantil Albert Sabin integra essa iniciativa nacional, que busca modernizar estruturas, qualificar diagnósticos e ampliar a capacidade de atendimento em oncologia pediátrica. Referência nas regiões Norte e Nordeste, o hospital atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é o único do estado do Ceará habilitado para tratamentos oncológicos pediátricos de alta complexidade.

Além do Hospital Infantil Albert Sabin, outros importantes centros de saúde pública já foram ou estão sendo beneficiados pela iniciativa nacional, ampliando o impacto do projeto em diferentes regiões do país como:

– HEMOAM – Manaus (AM)
– Hospital Universitário João de Barros Barreto – Unidade Octávio Lobo – Belém (PA)
– Hospital Infantil Albert Sabin – Fortaleza (CE)
– Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer – Natal (RN)
– Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer – Mossoró (RN)
– Hospital Infantil Varela Santiago – Natal (RN)

As doações de equipamentos de alta complexidade viabilizadas pelo projeto reforçam etapas essenciais do cuidado oncológico pediátrico, desde o diagnóstico até o tratamento. Ao enfrentar o desafio do diagnóstico tardio, a iniciativa contribui para maior efetividade terapêutica, fortalecimento da rede pública de saúde e ampliação do acesso a um atendimento mais qualificado e resolutivo para crianças e adolescentes.