Projetos Comunitários

Como foi o “Mãos que ajudam” 2022

Inúmeras ações voluntárias pelo Brasil promovem bem-estar, cuidados de saúde e solidariedade, em honra ao Dia do Voluntariado.

Compartilhar

Prancheta 1-100
Prancheta 2-100
Prancheta 3-100
Prancheta 4-100
Prancheta 5-100
Prancheta 6-100
Prancheta 7-100
Prancheta 8-100
Prancheta 9-100
Prancheta 10-100

Anterior Próximo

146 PROJETOS REALIZADOS EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL

13.240 VOLUNTÁRIOS PARTICIPANTES

44.982 HORAS DOADAS

 

Prestar serviço é uma das melhores formas de demonstrar solidariedade e respeito ao próximo. Pensando assim, em comemoração ao ano do Bicentenário da Independência do Brasil e por coincidência, próximo da data em que se comemora o Dia do Voluntariado (28 de agosto), foram realizadas no último sábado do mês de agosto, inúmeras atividades por todo o país inspiradas pelo Programa Mãos que Ajudam sob o mote “Fortalecer a Mulher, a Família, a Comunidade”. De norte a sul, leste e oeste do país, milhares de brasileiros receberam de modo acessível e gratuito, cuidados como corte de cabelo, confecção de documentos, doação de alimentos, de kits de higiene pessoal, assistência na área da saúde, jurídica, palestras motivacionais e de qualificação profissional.

No Amapá, que faz parte do Conselho de Belém, onde será dedicado (inaugurado) um Templo no mês de novembro, por exemplo, a ação realizada no Shopping Macapá promoveu a criação de árvores genealógicas para visitantes, orientação psicológica e cursos gratuitos de inglês como o English Conect. O casal Cinara e Jaime Silva aceitou o convite de iniciar a pesquisa dos familiares. Ela descreveu: “Se eu for parar pra pensar eu vou chorar, sinto euforia em poder descobrir meus antepassados, cheguei aqui pensando em descobrir os meus avós paternos, pelos quais fui criada, eu não descobri muita coisa deles, mas em compensação consegui muitas informações dos meus avós paternos, até a quarta geração, é um misto de alegria e tristeza pelas lembranças, pela saudade que causa, fico emocionada”.

Em Recife, de acordo com o presidente de uma das unidades de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Fábio Escobar, o projeto prestou cerca de 300 atendimentos, incluindo cadastro para recebimento de auxílio, vacinação contra a covid-19, medição de glicose e pressão arterial, entre outros. Na capital de Pernambuco ainda assim como em outras localidades do Brasil, inspirada na Lei 14.214 de 2021, foi organizada também a iniciativa de promoção à saúde menstrual com doações de absorventes, kits de higiene íntima e material informativo atendendo mulheres em situação de vulnerabilidade social. No município de Camaçari (BA) as ações incluíram banco de absorvente, peruca solidária, atendimento nutricional, aula de zumba. Em Mossoró (RN), os moradores da cidade e regiões vizinhas puderam contar com orientação de médicos, fisioterapeutas, dentistas, distribuição de kits de escovação, exames oftalmológicos. Em Imperatriz (MA), 625 mulheres carentes receberam kits com três pacotes de absorventes íntimos e três sabonetes.

Descendo para as regiões sudeste e sul, uma intensa divulgação, por meio de diversas mídias, levou nos dias 13, 20 e 27 de agosto, nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sete Lagoas um exército composto por mil voluntários a aderir à Campanha “Nem Só No Céu Vivem os Anjos” e doar sangue a fim de atender a demanda dos hospitais. Dias antes, o músico da Banda Skank, Lelo Zaneti foi um dos incentivadores da ação. Ele gravou um vídeo convidando “vamos fazer nossa parte para ter uma sociedade abastecida e para quem precisa de sangue não há de faltar”. Uma das voluntárias do projeto, que também já foi beneficiada com a doação de sangue, Regiane Barros Lima Sena, compartilhou “foi uma campanha muito significativa, pois o mês de agosto é um mês em que os estoques de sangue estão em falta. E um doador pode salvar até 4 vidas. Para mim, em especial, foi uma experiência maravilhosa! Passei por um desafio de saúde e precisei de 3 bolsas de sangue. Quando fui informada do projeto, eu e minha família nos sensibilizamos muito”.

No interior do Estado de São Paulo, na cidade de Tiradentes, a comunidade PAR também recebeu a doação de kits de higiene para o público feminino. Na cidade de Londrina (PR), voluntários de todas as idades trabalharam por horas revitalizando o Parque Vale do Rubi, recolhendo lixo, abrindo valas e plantando mudas. Na cidade de Jundiaí, que pertence à região de Campinas, aproximadamente 100 voluntários ultrapassaram a meta e arrecadaram 1,5 toneladas de alimentos. Antes de encerrar o projeto, os produtos foram armazenados e distribuídos a sete entidades do município e região. Representantes das instituições beneficiadas participaram ativamente do evento aprendendo a técnica. 

  Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o Hospital Universitário São Francisco de Paula recebeu a doação de 300 jogos de lençóis (com fronhas) confeccionados por voluntários do Programa Mãos que Ajudam ao longos dos últimos meses. A coordenadora de Hotelaria da instituição, Alessandra Petters informou que a entidade tem 220 leitos destinados ao atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto, “a doação é sempre bem-vinda. Não tenho palavras para agradecer essa ação maravilhosa Mãos que Ajudam”, enfatizou Petters. No município de Uruguaiana, oficinas de armazenamento acondicionaram 480kg de arroz em garrafas pet para serem doados à população; teatro de fantoches, ajuda de consultores de História da Família para ajudar nas pesquisas genealógicas, palestras de cunho jurídico e previdenciário estavam entre as atividades desenvolvidas neste dia especial.

No Norte Catarinense, em Joinville, uma ação com aproximadamente 40 crianças dos Lares Emanuel e Ecos da Esperança, intitulada “Uma Manhã Diferente” contou com várias atrações para os pequenos, incluindo teatro, oficina de artesanato, pintura facial, cabelo maluco, oficina maker, jogos e atividades esportivas. O projeto teve apoio das seguintes entidades: Deixando um Legado, Fiesc, Senai, Faculdade Senai, Sesi e Farmácia Sesi. Já a cidade de Palhoça, próxima de Florianópolis, também concentrou as ações em torno do atendimento à mulher. Durante os meses anteriores, os membros se mobilizaram para doar e montar kits de higiene feminino incluíam os itens básicos e necessários como (escova de dente, pastas de dente, absorvente íntimo, shampoo, sabonetes e desodorante). Aproximadamente 170 kits foram entregues à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura bem como abrigos do município. Além disso, as visitantes assistiram palestras em relação à “Autoestima e Saúde da Mulher” com o objetivo de fortalecer o autoconhecimento e a esperança. Alessandra, de Chapecó contou o que sentiu ao ouvir sobre saúde emocional: “Sofro de ansiedade três anos e para mim foi bem importante esse tema porque a gente sabe que pode ser acolhido, que não precisa ter medo e que pode receber a ajuda necessária […] que tem formas de buscar um tratamento saudável para nossa mente”.

Meios de comunicação de todo o território nacional, incluindo a imprensa radiofônica, televisiva, impressa, portais de notícias e outras mídias digitais participaram efetivamente da cobertura do evento. Confira nos links abaixo, algumas das notícias publicadas.   

Além destes vários projetos já concluídos, outras ações ocorrerão nos próximos finais de semana. Todas as iniciativas são organizadas e levadas a efeito por voluntários do Programa Mãos que Ajudam (Bem-Estar/Autossuficiência, Assuntos Públicos/Comunicação) e parceiros da Igreja em todos os cantos do Brasil. A soma dos esforços, tanto individual quanto coletivos, promove uma sinergia que auxiliam na construção de uma nação mais forte e justa, com cidadãos comprometidos em prol do outro. 

 

Mais informações sobre o Programa Mãos que Ajudam em: https://autossuficiencia.org.br/maos-que-ajudam/

 Fontes e Imagens: Conselhos de Assuntos Públicos/Comunicação de todo o Brasil

Texto: Janete Monteiro Garcia – Jornalista Voluntária da Área Brasil

Links com algumas notícias:

Pelotas

Diário Popular

https://www.diariopopular.com.br/geral/husfp-recebe-doacao-de-300-jogos-de-lencois-173006/

Site do Hospital Universitário São Francisco

https://husfp.ucpel.edu.br/noticias/husfp-recebe-doacao-de-300-jogos-de-lencois

Imperatriz

Imperatriz Online

https://imperatriz.online/2022/08/27/projeto-faz-entrega-de-kits-para-combate-a-pobreza-menstrual-em-imperatriz/

Correio do Maranhão

https://www.correioma.com.br/noticia/12252/campanha-de-combate-a-pobreza-menstrual-e-realizada-em-imperatriz

Americana

Grupo Liberal

https://liberal.com.br/cidades/americana/igreja-promove-dia-da-descoberta-familiar-em-americana-neste-sabado-1821579/

Taquaralto

Tv Globo

https://globoplay.globo.com/v/10887456/

Mossoró

TCM Notícias

https://www.youtube.com/watch?v=rZLTKO0q42w

Recife

Tv Globo / G1

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/ne2/video/programa-maos-que-ajudam-realiza-evento-no-bairro-de-casa-amarela-10887942.ghtml

São Vicente

TV Globo / Jornal Tribuna

https://globoplay.globo.com/v/10888288/?s=0s

Belo Horizonte

Jornal MG Turismo

https://mgturismo.com.br/maos-que-ajudam-promove-mutirao-de-doacao-de-sangue-em-4-cidades-mineiras/

Viamão

Portal RS Agora

https://m.facebook.com/midiamaismultiplataforma/videos/mateando-com-mauro-lopes/1108604043072884/?_rdr

Palhoça

Portal da Prefeitura de Palhoça

https://palhoca.atende.net/cidadao/pagina/doacao-kit-feminino-de-higiene

Jundiaí

Jornal da Região

https://jr.jor.br/2022/08/25/projeto-maos-que-ajudam-faz-doacao-de-15-toneladas-em-jundiai-e-regiao/

RS Notícias

https://rsnoticiasweb.com.br/2022/08/25/projeto-nacional-maos-que-ajudam-a-fortalecer-a-nacao-sera-no-proximo-sabado-27/