Projetos na Saúde

Doação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fortalece atendimento oncológico infantil no Rio Grande do Norte

Com a doação dos equipamentos feita pela Igreja, será possível viabilizar o funcionamento da nova UTI, ampliando a capacidade de atendimento, reduzindo transferências para outros hospitais e aumentando as chances de cura.

Compartilhar

No dia 16 de maio de 2025, foi anunciado o apoio de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias à estruturação da nova Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital da Liga Norte Riograndense de Combate ao Câncer, localizado em Natal (RN). O anúncio foi feito pelo Élder Mark D. Eddy, segundo conselheiro na Presidência da Área Brasil.

A Liga, fundada em 1949, é referência no tratamento oncológico com atendimento 100% SUS, e atualmente realiza cerca de 800 internações por ano, atendendo adultos e crianças. O novo hospital infantil oncológico está em fase final de construção, e a ausência de uma UTI Pediátrica adequada tem sido um dos principais desafios, impactando diretamente na continuidade de tratamentos e no índice de sobrevivência de crianças com câncer.

O projeto visa enfrentar um dos principais desafios da oncologia pediátrica no Brasil: a discrepância nas taxas de cura em relação a países desenvolvidos. Enquanto em nações de alta renda, como Estados Unidos e países europeus, as taxas de cura do câncer infantil ultrapassam 80%, no Brasil, esse índice está em torno de 60%, conforme dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) . Essa diferença é atribuída, em grande parte, à dificuldade de acesso a serviços especializados e à carência de infraestrutura adequada. A nova Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica busca transformar esse cenário, oferecendo suporte intensivo a crianças e adolescentes submetidos a tratamentos agressivos, como a quimioterapia, e garantindo cuidados de alta complexidade para os casos mais críticos.

Com a doação dos equipamentos feita pela Igreja, será possível viabilizar o funcionamento da nova UTI, ampliando a capacidade de atendimento, reduzindo transferências para outros hospitais e aumentando as chances de cura, especialmente em casos que exigem internações em cuidados intensivos, como os de oncologia pediátrica e neurocirurgias.

A manhã do anúncio foi descrita como “maravilhosa” e “encantadora” pela equipe da instituição. Em mensagem enviada à equipe da Igreja, representantes da Liga expressaram profunda gratidão: “Estamos todos muito felizes e gratos. Foi emocionante. Saímos radiantes e energizados para novas conquistas.”

Com essa doação, o hospital poderá realizar mais cirurgias complexas e internações com segurança, além de ampliar a capacidade do serviço de neurocirurgia pediátrica oncológica. Atualmente, mais de 400 crianças e adolescentes são atendidos pela Liga, e o número cresce a cada ano com aproximadamente 70 novos casos.

A contribuição de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se soma a diversos esforços na luta contra o câncer no Brasil, por meio de iniciativas voltadas ao fortalecimento da saúde pública. Projetos similares estão beneficiando hospitais como o Octávio Lobo, no Pará, e o HEMOAM, no Amazonas, além de instituições como a TUCCA, o Instituto do Câncer Infantil (ICI), a organização Americas Amigas, a SAS Brasil, entre muitas outras. Por meio da doação de equipamentos e do suporte a serviços especializados, a Igreja reafirma seu compromisso contínuo com causas humanitárias, promovendo o acesso à saúde, a dignidade e o bem-estar de populações em situação de vulnerabilidade.