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Como se comunicar para ser visto pelos empregadores e encantar clientes

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“Saber comunicar suas competências sem parecer arrogante é essencial na busca por trabalho e na formação dos negócios” 

Em uma das passagens do livro de Mórmon, Alma aconselha seus filhos no final de seu ministério. É impressionante como o profeta, que neste momento em seu papel de pai, conhece e detalha a vida de cada um de seus três filhos, ensinando-os de modo individual e pessoal.

Ao aconselhar seu filho Siblon para que não se vangloriasse de sua própria força e sabedoria, Alma usa em seguida as palavras “Usa de ousadia, mas não de despotismo” (Alma 38:12). Essa passagem é significativa em seus ensinamentos. Utilizar de despotismo, ou ser um déspota, significa alguém que controla de maneira autoritária. Esse método jamais deve ser utilizado em nossa comunicação, no entanto, precisamos sim utilizar de ousadia, como aconselhou Alma ao filho.

Comunicar corretamente suas habilidades requer conhecimento de si e técnicas corretas para ser ousado o suficiente para ser visto, mas não arrogante de modo a causar aversão. O princípio básico da comunicação bem sucedida é ter um roteiro que auxilie na formação das ideias e conectar isso com as competências pessoais. Dentre as várias técnicas de comunicação podemos destacar algumas, tais como:

COMERCIAL DE 30 SEGUNDOS

Saber o que dizer quando em uma conversa com empregadores ou clientes é muito importante nas interações. Mesmo em pequenos diálogos algumas técnicas são de grande valia na busca por clientes e trabalhos. O comercial de 30 segundos é um dos métodos utilizados para isso. De modo simples, após se apresentar cordialmente pelo nome, fale o objetivo, que trabalho busca ou produto vende. Destaque a qualidade e qualificações e por último peça ajuda específica por meio de perguntas diretas (“Sabe com quem poderia falar para um trabalho? Conhece alguém que se interessa por esse produto?”).

DECLARAÇÕES DE PODER

Em processos seletivos e negociação de contratos o que empregadores e clientes querem é saber se você atenderá suas necessidades. As declarações de poder oferecem uma fórmula simples para fazer os clientes e empregadores sentirem segurança, quando decidem por seus serviços ou compra de seus produtos.  Seus passos se resumem em quatro, onde inicialmente declaramos uma habilidade ou experiência ou destaque à qualidade de seu produto (“Eu sou”, “eu sei”, “meu produto é’). Seguindo a declaração é necessário mostrar um exemplo ou experiência da aplicação da habilidade ou do produto. Mostrar o resultado com números ou porcentagens de quanto foi melhorado ou vantagens de ter o produto é essencial na conversa e, por último, conecte a essa habilidade apresentada ou qualidade do produto às necessidades do empregador ou cliente.

A.I.D.A.

A técnica A.I.D.A. é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação, seguindo esses passos. Basicamente, ao se comunicar com um cliente ou empregador, crie um argumento que chame atenção. Logo após deixe claro suas competências que despertem o desejo. Conectar suas habilidades com as do cliente ou empregador promove o interesse entre ambos, e por último garanta a ação fazendo um convite para marcarem entrevista ou vender seu produto.

Esse diálogo promove uma interação na comunicação, o que é importante no momento da decisão de um empregador para conseguir um funcionário ou de um cliente ao comprar algo. Profissionais de publicidade e marketing como Kotler e Armstrong ainda concordam que essa técnica auxilia na criação de um roteiro, criando uma história, que é uma das técnicas mais utilizadas quando comunicamos nossas ideias e competências.

Sabemos que para alguns a comunicação pode parecer uma dificuldade grande no início de uma jornada por busca de trabalho ou de clientes. No entanto, aprender técnicas corretas, e praticar continuamente vai aprimorar nossa habilidade de interação.

Agora você quer aprender mais? Fale com o especialista da estaca e faça o curso da Busca Acelerada de Emprego (BAE). Neste curso, além de um currículo com as informações corretas, técnicas de comunicação como mostradas, como se preparar corretamente em entrevista são alguns dos temas abordados. Essencial para quem busca emprego ou quer fechar negócios. E tudo isso de modo ousado, e não despótico.

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