Nos dias 14 e 15 de maio de 2025, foi realizado em Barra do Corda (MA) um curso de Reanimação Neonatal voltado para parteiras indígenas, com o objetivo de fortalecer os cuidados com os recém-nascidos nas comunidades tradicionais.
A ação foi promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com financiamento integral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Governo do Estado e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI/MA) auxiliaram na organização do treinamento e no acesso às beneficiárias.
A Igreja tem atuado como uma importante parceira em iniciativas que promovem a saúde materno-infantil nas regiões mais vulneráveis do país. Em 2024, essa mesma iniciativa foi realizada em Boa Vista (RR), Manaus (AM), Macapá (AP), Feira de Santana(BA) e Arapiraca(AL).
Em 2025, novas ações estão previstas para ocorrer em Governador Valadares (MG), Teófilo Otoni (MG), Cariacica (ES), Petrolina (PE) e Pinheiro (MA). Ao longo de mais de uma década de parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já beneficiou milhares de parteiras e profissionais da saúde com esse treinamento, contribuindo para a melhoria dos cuidados neonatais em diversas regiões do país.
Essas formações têm sido implementadas especialmente em regiões onde há maior necessidade e os índices de mortalidade neonatal no momento do parto são mais elevados. Em Barra do Corda, a capacitação aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos e reuniu 54 parteiras indígenas das etnias Guajajara, Kanela e Ticuna. Além do conhecimento técnico compartilhado, o evento foi marcado por momentos de reconhecimento e gratidão.A doação da Igreja incluiu kits individuais para cada parteira, além do custeio com alimentação e combustível para garantir a presença das participantes.
Ao final do curso, as parteiras expressaram sua alegria e agradecimento por meio de cantos em seus idiomas nativos, simbolizando o valor da união entre os saberes tradicionais e os conhecimentos atualizados em saúde.