tipo da noticia

Dicas para manter sua saúde emocional em tempos de pandemia

Descubra 8 Maneiras Simples de Cuidar da sua Saúde Emocional durante Tempos Desafiadores - Aprenda Como se Manter Forte e Animado!

Compartilhar

O cuidado que devemos ter com nossa saúde emocional é tão importante quanto o que temos com a nossa saúde física, afinal é ela que nos ajuda a mantermos confiantes e animados perante todos os desafios que enfrentamos.

Não é incomum observar que cada vez mais um número grande de pessoas se depare com episódios de depressão e ansiedade, mesmo tendo o evangelho como base em suas vidas. O momento atual inclusive colabora para que estes tipos de doença se instalem. Vivemos em um período de pandemia, com contato social restrito e ficamos observando ansiosos e atentos, dia após dia, notícias que tragam alguma esperança a curto prazo.

Talvez então este seja o momento adequado para cuidar mais um pouco de nós mesmos e quem sabe até mudar alguns hábitos. Quer conhecer alguns?

– Tudo bem em saber notícias sobre o momento atual, mas não é preciso mergulhar de cabeça em noticiários que abordem sempre o mesmo assunto o dia todo. Crie limites para si mesmo, uma ou duas vezes ao dia para manter-se atualizado, já é bom o suficiente.

– Busque algum momento do dia para fazer coisas que goste. Permita com isto presentear-se diariamente. Pode ser qualquer coisa: ler um bom livro, cozinhar, caminhar, tocar um instrumento ou qualquer outra coisa que lhe faça bem. Esses momentos funcionam como pequenos remédios para nossa saúde emocional.

– Estude as escrituras e não apenas as leia, ao fazer isso você encontrará muito mais do que conhecimento, terá também alento e forças. Determine uma hora do seu dia para isso, mantenha um caderno de anotações ao lado para registrar seus sentimentos e aprendizados e faça deste tempo um momento especial de seu dia.

– Apesar de precisarmos manter um distanciamento social ainda é possível (e necessário) manter contato com nossos familiares e amigos. Faça isso diariamente. A tecnologia está a nosso favor e pode aproximar mesmo aqueles mais distantes. Você pode vivenciar bons momentos com eles e isso lhe fará muito bem.

– Exercite-se! Pode ser em casa mesmo. Comprovadamente os exercícios físicos fazem muito bem para nosso emocional, eles ajudam a liberar hormônios importantes para o nosso bem estar. Um pouco por dia e você já vai notar a diferença.

– Dedique-se a aprender! Pode ser o momento de colocar em ação aqueles cursos que há muito você pensa em fazer: uma outra língua, um curso específico, uma nova graduação, qualquer coisa será muito bem-vinda. Além do conhecimento adquirido você mostrar-se-á perspicaz em ter aproveitado esse tempo de isolamento e pandemia de uma maneira tão inteligente.

– As “lives” estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Aproveite-as! Há muitos profissionais de sucesso divulgando conteúdos interessantes que podem ser muito uteis para você agora e no futuro.

– Um novo grupo de autossuficiência chamado de Resiliência Emocional pode lhe ajudar muito neste momento. Contate o Líder de Autossuficiência de sua unidade a fim de conhecer mais a respeito e solicitar sua inscrição.

Estas são algumas das formas de cuidar da saúde emocional em tempos difíceis, no entanto, se você estiver se sentindo muito desanimado, não hesite, busque auxílio de um profissional adequado.

Cuide-se!


Renata Finholdt